2012-12-30

Jogos online (MMOG)

Não tenho especial predilecção pelos jogos eletrónicos online para multijogadores em massa (MMOG - Massively Multiplayer Online Game) mas quis dar-lhes uma oportunidade. Aqui ficam algumas impressões sobre os jogos que continuo a jogar e outros que apenas experimentei. De notar que não é necessário gastar dinheiro para adquirir qualquer um destes jogos embora alguns apenas possam ser jogados de forma grátis até determinado nível. Em todos existe a opção de progredir e adquirir artigos usando dinheiro vivo, no entanto não gastei um tostão nem estou sequer a considerar fazê-lo.

Deixo também informações sobre as minhas personagens em cada um dos jogos. Desta forma mantenho o registo de cada delas, em que fase estou em cada um dos jogos e também para o caso de haver alguém que jogue ou que esteja interessado em vir a jogar pois estes jogos em linha tornam-se mais apelativos se houver interacção e colaboração entre os jogadores.

A sequência dos jogos apresentada apenas espelha a minha predilecção e nada mais. Discussões sobre qual o melhor são completamente irrelevantes pois essa preferência apenas depende do meu gosto, por mais discutível que esse gosto possa ser. Esta lista não se trata de uma análise exaustiva das características de cada um dos jogos. Contém apenas algumas notas sobre cada um deles para minha referência. Se alguém estiver interessado em algo mais detalhado terei todo o gosto em partilhar.



1. Favoritos

Allods Online e Eden Eternal alternam a sua posição conforme as modas. O meus lados de Geek não resistem a Star Wars - The Old Republic ou Star Trek Online embora me incline mais para o primeiro.


Allods Online

O meu nome é Neoelder, pertenço à coligação The League e sou um Clérico (classe) Kanian (raça) no nível 16. Estou no servidor Skrakan.

A outra coligação chama-se The Empire.
O que me cativa mais neste jogo é o aspecto gráfico. No essencial não é diferente de nenhum dos clássicos mas o visual steampunk é bastante agradável.
Embora se possa em qualquer altura viajar nos navios astrais, numa fase mais avançada do jogo é possível construir o próprio navio astral e conduzí-lo.


O meu nome é NEOelder, sou um Mágico (classe) Humano (raça) no nível 27. Estou no servidor Diamond.

Uma delícia de gráficos com um aspecto anime bastante apelativo para quem gosta do género. As tarefas repetitivas, característica deste tipo de jogos, tornam-se uma actividade agradável.

É possível, sem mudar de personagem, jogar com todas as classes disponíveis.

O meu nome é Lordlondubh, pertenço à coligação The Galactic Republic e sou um Cônsul (classe) Jedi (raça) no nível 10. Estou no servidor Europeu The Red Eclipse.


A outra coligação chama-se Sith Empire.
Para além do ambiente de Star Wars as animações quando se conversa com alguma das personagens não-jogadores são uma mais valia. O que também torna o jogo interessante é que mesmo que se escolha a coligação The Galactic Republic é possível, através de más escolhas, passarmos para o lado negro da força. O mesmo acontece se escolhermos o Sith Empire: fazendo escolhas erradas passamos para o lado iluminado da força.



Star Trek Online


O meu nome é NEOelder, pertenço à Federação e sou um Oficial de Ciência Vulcano da Starfleet no nível 9 (Lieutenent) called NEOelder. Ship name U.S.S. Matrix.

A outra facção é Klingon.
O que é interessante neste jogo é que existem tarefas em terra acompanhado de um pequeno grupo de tripulantes à escolha e tarefas a serem executadas pela nave. A mecânica de jogo usada pela nave em combate é bastante intuitiva.



O nome da minha personagem é NEOelder.
O único interesse que este mundo tem é poder brincar com o meu filho. É apenas por essa razão que está nos meus favoritos.
Deambular por quartos criados pelos utilizadores, mudar a aparência da nossa personagem com acções pré-definidas e participar em mini-jogos são algumas das actividades.


2. Estou lá mas não estou

Os jogos nesta lista são muito semelhantes embora em cenários diferentes. Quase parecem clones uns dos outros. Se não tivesse descoberto Allods Online provavelmente um destes 3 estaria entre os meus favoritos.


Runes of Magic
O meu nome é Neoelder e sou um Padre (classe) Humano (raça) no nível 11. Estou no servidor Siochain.

Tem uma aprendizagem fácil e está ao nível daquele de que dizem ser um clone.
Gosto da facilidade com que se executam as tarefas mas o aspecto gráfico é apenas mais do mesmo.






O meu nome é Neoelder Priest e sou um Clérico (classe) Humano (raça) Feitiçeiro (estilo) que sigo o caminho de Warpriest of Siberys (caminho) no nível 1 (rank 5). Estou no servidor Thelanis.

Tem uma curva de aprendizagem difícil. Um pouco complicado de perceber logo o que se tem de fazer. Tem bons gráficos mas o ambiente é algo confuso. Não encontrei forma de mover automaticamente para uma tarefa.
Acho que não volto lá.




The Lord of the Rings Online
O meu nome é NEOELDER e sou Homen (raça) Lore-Master (class) no nível 10. Estou no servidor Windfola.

Se estivesse interessado no mundo do Senhor dos Anéis seria uma boa opção. Quanto ao resto é apenas mais um entre muitos.







World of Warcraft
O meu nome é Neoelder e sou um Padre (class) Humano (race) na Aliança no nível 9. Estou no servidor Kul Tiras.
A outra facção é Horde.

É interessante mas apenas permite testar o jogo por tempo ilimitado até ao nível 20. Não vale o esforço para quem não está disposto a gastar dinheiro numa subscrição mensal. A não ser que todos os amigos estejam a jogar; aí sim vale a pena somente pela socialização.





3. Apenas uma distracção

Não é que me orgulhe de jogar mas não podia deixar de constar nesta lista.

NEOelder é meu nome em uma das bases. Matrix é o nome da Aliança que criei. Digamos que a Aliança que criei se encontra entre as primeiras 12 de 149.
Este jogo é uma espécie de Farmville para quem gosta de ficção científica.
Embora o jogo permita conquistar um mapa e lutar contra outros jogadores optei por não o fazer pois quero jogar apenas quando me apetecer e não porque a mecânica do jogo assim o obriga. Mesmo assim posso atacar e ser atacado por outros jogadores.


4. Era uma vez...

Os jogos nesta secção apenas acrescentam às minhas escolhas pela diversidade e originalidade que contêm. São jogos que experimentei mas por uma razão ou outra ficaram pelo caminho.



Experimentei.
Gráficos de baixa qualidade.
Fiquei sem saber onde tinha de ir para completar as expedições. É necessário perder algum tempo a ler o que se tem de fazer.
Quem gosta de ver a personagem ficar coberta de sangue cada vez que mata um rato e ficar assim, é o jogo ideal.

Experimentei apenas durante uns minutos.
É visualmente muito agradável.
Não gosto de jogos Batalha de Arena com Multijogadores em Linha em que é preciso estar constantemente atento, pois todos e tudo estão ali para nos exterminar.
Não gosto de jogos de plataformas em 3 Dimensões como o Torchlight II que comecei a instalar mas parei assim que vi, no Youtube, um video sobre a jogabilidade.

Quis experimentar mas não funciona com o Windows 7.
Não tive paciência para contornar o sistema. Aparentemente é possível jogar no Windows 7.

Experimentei mas não me agradou mecânica de vôo nem o facto de não poder escolher os Cylons humanoides para as missões "em terra". É possível escolher entre Humanos e Cylons.

Desafiado a jogar pelo meu sobrinho fiquei-me pelo nível 5.
É mais um dos muitos jogos de Batalha de Arena com Multijogadores em Linha, dos quais já disse não apreciar.

Black Prophecy (descontinuado)
Fechou as portas em 26 de Setembro de 2012.
Em alguns aspectos é parecido com o Battlestar Galactica Online mas tinha um curva de aprendizagem muito lenta.